LOJA DA NIKE - RJ

História

O ano de 2012 foi batizado pela Nike como o seu Energy Year. Foram doze meses de constantes lançamentos e inovações que pavimentaram o caminho da marca, pelo menos, os próximos quatro anos.

Exemplos dessas ações foram a Lunarlon Collection, Clash Collection e o principal lançamento da marca no ano: a tecnologia Flyknit.

No Brasil, a empresa coroa essa estratégia com a inauguração da sua Loja de Experiência – uma das 15 em todo o mundo – no Rio de Janeiro.

A Nike Ipanema fica na esquina das Rua Garcia D’Ávilla com Visconde de Pirajá, no coração do bairro carioca, com localização privilegiada, a duas quadras da praia e uma da Praça Nossa Senhora da Paz.

Projeto

Com base nas informações recebidas do cliente e no levantamento de suas necessidades, estabeleceram-se as diretivas para elaboração do projeto. Foi determinada a quantidade de caixas necessárias para uma distribuição homogênea dos sinais de áudio por toda a loja. Determinamos o zoneamento da loja para possibilitar o envio de diferentes sinais de áudio a setores diferentes, ou ainda controlar o volume dessas zonas individualmente. Da mesma maneira determinamos o sistema de áudio ideal para salas específicas como Lounge e Show Room, que possuem sistemas de áudio e vídeo totalmente independentes, mas que em dado momento podem ser interligados ao restante do sistema. Outro desenvolvimento foi de um sistema móvel para apresentações de DJ’s e bandas no terceiro pavimento, que ao término das apresentações possa ser recolhido a uma sala ou depósito, por exemplo.

Os pontos de fixação das caixas acústicas foram definidos em função da cobertura sonora e a discrição do sistema em todos os andares da loja.

No que se refere à reprodução e propagação do som a partir das caixas acústicas, o projeto baseou-se no estudo eletroacústico que leva em conta a arquitetura do recinto, materiais construtivos, além dos diferentes tipos de soluções de caixas acústicas aplicáveis.

Métodos

O projeto desenvolvido pode ser visto como três sistemas distintos. Um sistema maior e principal, denominado sistema de áudio, o sistema de vídeo e o subsistema de A.C. (energia elétrica). Os dois primeiros estão interligados, uma vez que o sistema de vídeo se utiliza da infraestrutura do sistema de áudio para reprodução do seu conteúdo e o subsistema de A.C. alimenta os dois.

O controle do sistema de som se dá basicamente através do controlador de Sinais ControlSpace, fabricado pela empresa Bose, que se utiliza de cartões de entrada e saída (ESP-88) para enviar e receber sinais de áudio para as zonas especificadas.

A loja possuirá sistemas de vídeo para o Lounge e Show Room, que funcionarão de forma independente, mas podendo ser integrados a critério do operador.

Equipamentos