COLÉGIO SÃO LUÍS

História

Fundado por padres jesuítas, o Colégio São Luís nasceu em 1867 na cidade de Itu, interior de São Paulo. Após mudar-se para São Paulo, anos depois, a instituição consolidou-se como uma das mais tradicionais e renomadas do país; um marco em educação, com espírito inovador, sempre antenada às transformações da sociedade.

Na mais paulista das avenidas, o Colégio encontrou seu destino. Em 1918, começava a primeira turma de alunos na novíssima sede, localizada na Avenida Paulista, a primeira via pública da cidade a receber asfalto e arborização.

Foi um casamento perfeito. A região assimilou facilmente a integração do Colégio ao seu cenário, já que o São Luís trabalhava com alunos que residiam nas imediações da Avenida.

Em 1936, foi inaugurada, na esquina da Rua Bela Cintra, a Igreja São Luís do Gonzaga, ao lado da fachada de estilo neoclássico do Colégio. Nos anos seguintes, a instituição cresceu ainda mais. Foram anos marcados por inúmeras participações em diversas paradas cívicas e torneios esportivos, mas o ano de 1948 foi especial para o Colégio; nascia a Faculdade de Economia São Luís, uma das primeiras da cidade. Hoje incorporada pelo campus da FEI, também uma instituição jesuíta.

No final dos anos 90, foi inaugurado o Edifício São Luís Gonzaga, ao lado do Colégio, ampliando ainda mais os espaços de aprendizado, com mais salas de aulas para os alunos.

Hoje, o Colégio São Luís possui mais de 2.500 alunos. Um dos colégios mais tradicionais e respeitados do País, educando a partir dos valores cristãos, fornecendo uma sólida formação acadêmica e humana, e desenvolvendo de forma harmoniosa os valores ético, sociais, afetivos e espirituais de todos os seus alunos. Uma história que continua acompanhando um mundo cada vez mais rápido e dinâmico.

Projeto

O sistema proposto se caracteriza pela captação e distribuição de sinais de áudio e vídeo nos diversos ambientes que compõem o complexo do ginásio, incluindo o hall principal (ginásio propriamente dito), as salas multiuso, e a quadra esportiva externa localizada no andar superior.

O projeto leva em consideração as especificidades de uso do complexo, que se destina a atividades variadas. Além de abrigar atividades esportivas, o local também será utilizado para eventos musicais, espetáculos teatrais e reuniões, exigindo diferentes configurações que precisam ser atendidas satisfatoriamente pelo sistema.

Métodos

O sistema de áudio proposto é composto por quatro etapas, captação, mixagem, amplificação, projeção:

A captação, como primeira etapa, fará com que voz, instrumentos, CDs, DVDs se tornem entradas para as etapas seguintes. A captação abrange microfones, instrumentos musicais e CD/DVD players.

Para cada microfone, instrumento musical e DVD player haverá um canal de mixagem onde os sinais são equalizados, assim como o ganho de entrada e o panorâmico de cada um deles. Essa é a etapa da mixagem.

O mixer processa todos os canais juntos e envia este sinal para a etapa de amplificação.

Os amplificadores tornam o sinal, vindo do mixer, compatível para a etapa de projeção, em que as caixas acústicas de reforço sonoro atuam.

Já o sistema de vídeo resume-se à captação de sinal proveniente de computadores e um DVD player, sua transmissão e reprodução em um telão de LEDs instalado no ginásio. Devido às grandes distâncias envolvidas, é necessário converter o sinal vindo dos computadores localizados na região do palco para um padrão que possa ser transmitido sem grandes perdas. O formato escolhido foi a transmissão digital de dados, utilizando-se cabos de rede padrão (CAT-5).

Equipamentos