Em 22 de Setembro de 1878, o cônsul honorário da Alemanha, Bernhard Staudigel, e um grupo de compatriotas fundaram a Sociedade Mantenedora da Escola Alemã. Superadas as dificuldades iniciais, a Deutsche Schule, instalada em um prédio alugado na Rua Florêncio de Abreu, no Centro de São Paulo, abriu suas portas a 52 alunos em 7 de janeiro de 1879.
De acordo com documentos históricos, o objetivo da escola era proporcionar aos filhos dos imigrantes alemães uma “educação que os habilitasse a se expressar na língua de seus pais e que cultivasse a história e geografia da pátria brasileira”. O desenvolvimento da instituição motivou a visita de Dom Pedro II, em 18 de setembro de 1886.
Contudo, anos depois, as dificuldades da Segunda Guerra Mundial exigiram mudanças na Escola. O ensino em alemão precisou ser abandonado. O nome da instituição foi alterado, primeiramente, para Ginásio Brasileiro Alemão e, mais tarde, para Colégio Visconde de Porto Seguro.
Um dos maiores desafios do projeto foi o de estabelecer os melhores equipamentos para os sistemas do auditório e do ginásio, para cada um deles foram criados modelos bidimensionais para auxiliarmos nessa escolha. Com base nesses modelos, foi possível determinar o melhor posicionamento para as caixas acústicas e seus respectivos modelos.
O auditório possui um sistema Surround de alta fidelidade, com caixas acústicas espalhadas também pela audiência.